PARCERIAS

A representatividade sectorial não se faz apenas nas mesas da concertação estratégica, junto dos outros parceiros sociais e autoridades governativas, quer sejam elas regionais ou municipais. O estabelecimento de parcerias com instituições que actuam nas mais diversas áreas, tem permitido criar uma rede de competências e conhecimentos cujos beneficiados têm sido os Associados e o próprio sector. Como tal, na sua actividade, e com o intuito de disponibilizar às empresas suas associadas um leque de serviços cada vez mais abrangente, a AICOPA desenvolveu um conjunto de parcerias com as seguintes entidades:

IMOPPI - Instituto dos Mercados das Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

Em Julho de 2004, foi assinado um contrato de parceria institucional com o IMOPPI, que estabelece a AICOPA como parceiro deste Instituto na Região Autónoma dos Açores. Para além da regular colaboração de esclarecimento de dúvidas e cooperação na instrução de processos, o que tem contribuído para a taxa de sucesso do serviço de alvarás, e do estabelecimento da AICOPA como o ponto de venda exclusivo dos impressos do IMOPPI na Região, o IMOPPI prestou ainda a técnicos da AICOPA formação em instrução de processos de alvarás e títulos de registo, na sua sede em Lisboa.

CERTICON - Associação para a Certificação e Qualidade na Construção

A AICOPA é sócia da CERTICON, juntamente com a AECOPS, AICCOPN, ANEOP e APCMC. Esta colaboração tem permitido à AICOPA o intercâmbio de informação sobre as matérias que abrangem a área de actuação da CERTICON, através na cooperação na organização de Seminários e Acções de Formação, no tratamento e divulgação de temas relacionados com a Certificação de Qualidade e Avaliação de Conformidade CE, bem como no intercâmbio de informação sectorial e legislativa.

ITIC - Instituto Técnico da Indústria da Construção

A parceria estabelecida com o ITIC, a par da mantida com a CERTICON, passa pela colaboração na organização de acções de formação e conferências, bem como pelo estabelecimento de parcerias em consultoria a empresas de construção nas áreas da Certificação da Qualidade, Ambiente e Segurança e Avaliação de Conformidade CE.

APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Por ocasião do 8.º Congresso da APCMC, que se realizou em Ponta Delgada em 2005, estas associações assinaram um protocolo de colaboração com vista a promover a troca de informação e a colaboração nas diversas áreas de actuação das respectivas organizações patronais, nomeadamente no intercâmbio de informação sectorial e legislativa, apoio na resolução de questões do foro associativo e legislativo, na colaboração na organização de eventos, formação e conferências, e no apoio na edição de conteúdos de informação.

AECOPS - Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas

A colaboração que tem vindo a ser desenvolvida com a AECOPS, assenta essencialmente no intercâmbio de informação escrita e no apoio aos serviços jurídicos da AICOPA.

PT Comunicações

A AICOPA, no âmbito do estabelecimento de parcerias de negócios, da qual resultem mais valias e condições mais vantajosas de aquisição de bens e / ou serviços para os seus associados, celebrou a 7 de Setembro de 2005, um protocolo de cooperação com a PT Comunicações.

Com a assinatura deste protocolo, serão garantidas aos associados da AICOPA, condições mais vantajosas na utilização das redes de comunicações, fixa, móvel e na transmissão de dados, preços preferenciais na aquisição de equipamentos e prioridade no apoio pós-venda, bem como programas de formação e informação conjuntos. Deste modo, a AICOPA assume a PT Comunicações como parceiro estratégico preferencial na área das comunicações electrónicas.

SAGE Portugal - Software, S.A.

No decorrer de 2005, a AICOPA assinou um protocolo com a SAGE Portugal - Software, S.A., empresa que fornece sistemas informáticos de gestão para empresas. Decorrente deste protocolo, a SAGE concede um desconto de 20% aos sócios da AICOPA na aquisição dos seus produtos.