LREC apresenta novo ensaio de calibração de peneiros

Enviada em 2017-01-27 09:29:00

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) efetuará no próximo dia 30 de janeiro (segunda-feira), pelas 11 horas, a apresentação do novo ensaio de calibração de peneiros. O evento conta com a presença do Senhor Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas, Eng.º Vítor Fraga, e do Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, Eng.º Francisco Fernandes.

Enquadramento:
Os peneiros são normalmente utilizados em ensaios de agregados e solos, podendo ter outros fins inclusive fora do âmbito da construção civil. A sua calibração consiste na execução de medições dimensionais, de modo a verificar se os mesmos cumprem as tolerâncias exigidas nas normas de fabrico.
O equipamento utilizado no LREC, para a calibração de peneiros, consiste numa máquina de medição por visão, do tipo CNC, da marca Mitutoyo e modelo Quick Vision 302 APEX PRO. Esta máquina é semelhante a outras já existentes em laboratórios de calibração no continente português, pelo que as empresas localizadas nos Açores têm agora a possibilidade de calibrar os seus peneiros na Região, poupando assim nos custos associados ao embalamento e transporte dos peneiros para calibração no continente e agilizando o tempo distendido neste processo. A calibração de peneiros já foi auditada pelo IPAC encontrando-se a aguardar pela formalização da sua acreditação durante o primeiro trimestre deste ano.
O LREC convida todas as empresas que utilizem peneiros no seu processo produtivo, bem como outros interessados no tema, a assistir a uma apresentação do equipamento utilizado bem como à calibração em tempo real de um peneiro.
Sendo a empresa com sede em outra ilha dos Açores, pode fazer a sua inscrição pela internet, e assistir a esta demonstração a partir do local indicado:

Nota: Transmissão via internet para:

- Auditório do Serviço Regional de Estatística dos Açores, Angra do Heroísmo;
- Delegação da SRTT, Calheta de S. Jorge;
- Delegação da SRTT, Horta;
- Delegação da SRTT, Madalena do Pico;
- Delegação da SRTT, Santa Cruz das Flores;
- Delegação da SRTT, Vila do Porto, Santa Maria;
- Ecomuseu, Vila do Corvo;
-Serviços de Desenvolvimento Agrário, Santa Cruz da Graciosa.

As inscrições deverão ser efetuadas mediante preenchimento on-line do formulário, através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/0EKGpYqQfS6Hclwn1

Para a participação em Ponta Delgada não é necessária a inscrição, e a apresentação do ensaio será no Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Clique aqui para voltar às notícias.